Sistema ultrassônico Bubble Tech – Inibidor de Espuma

Em alguns processos tecnológicos, a formação de espuma apresenta consequências negativas expressando em diminuição do uso de volume útil do equipamento, falha no processo de fabricação, perda de produto e declínio de produtividade do equipamento.

A tecnologia ultrassônica transportada pelo ar está sendo aplicada comercialmente para evitar a formação de espumas em bebidas carbonatadas, sistemas de fermentação e outros processos alimentares onde a formação de espuma afeta negativamente a qualidade do produto ou rendimento.

Este novo sistema foi aplicado com sucesso para controlar o excesso de espuma produzida em engarrafamentos de alta velocidade e linhas de conservas de bebidas carbônicas.

O emissor ultrassônico no ar é montado em um sistema de rotação eletronicamente controlado. O transdutor ultrassônico gira, criando um movimento complexo e cobrindo uma grande área de remoção de espuma em diferentes velocidades de rotação. A maioria das bolhas se rompe quase instantaneamente sob o feixe acústico. Para o efeito de quebra da espuma perfeito, não é apenas importante superar a intensidade acústica, mas também é necessário um tempo mínimo de tratamento.